O fígado é uma usina que trabalha 24 horas por dia, cumprindo mais de 500 funções.
Explico as principais funções:
Produção de bile
O fígado produz 600ml a 900ml de bile por dia. A bile é estocada na vesícula biliar e depois enviada para o intestino, onde auxilia na digestão das gorduras.
Armazenar energia
A glicose extraída dos alimentos é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que será posto à disposição do organismo conforme seja necessário. Nesse caso, as células do fígado estocam combustível. Quando qualquer parte do corpo precisam de energia, a glicose é enviada para a circulação. Por isso quem tem cirrose hepática não deve fazer jejuns prolongados, pois não dispõe dessa reserva de energia.
Produção de proteínas
O fígado é responsável pela produção da albumina, uma substância muito importante para o organismo, porque mantém a água dentro dos vasos, evitando o edema e derrames como a ascite. Além de servir de meio de transporte na corrente sanguínea para hormônios, pigmentos e drogas.
O fígado ainda produz as proteínas responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Se o fígado não está trabalhando bem, aumenta a probabilidade de sangramentos.
Desintoxicação do organismo
O fígado tem a capacidade de transformar hormônios ou drogas em substâncias não ativas para que o organismo possa excretá-los;
Síntese do colesterol
No fígado, o colesterol é metabolizado e excretado pela bile;
Defesa imunológica
Há uma extensa rede de defesa que filtra microorganismos que podem causar infecções. no fígado.
Conversão de amônia em ureia
O fígado é capaz de transformar a amônia (produzida no intestino e derivada especialmente de proteínas animais) em ureia. Se o fígado estiver doente, a amônia passará direto para a circulação e alcançará o cérebro, provocando a encefalopatia hepática, caracterizada por alterações neuropsíquicas (mudanças de comportamento, esquecimento, insônia, sonolência) até o coma.
Há possibilidade de equilibrar o consumo de álcool sem prejudicar a saúde do fígado?
Depende de alguns aspectos, principalmente de como já está a saúde do fígado!! Pacientes com doenças mais avançadas, como a cirrose, não é possível consumir álcool por menor que seja a quantidade.
No entanto, caso o fígado seja saudável, o consumo de até 2 doses/dia para mulher e 3 doses/dia para o homem pode ser considerado seguro. É ainda recomendado evitar o “Binge Drinking”, quando há ingestão de 4 ou mais doses em uma única ocasião. A dose padrão corresponde a 14g de etanol puro no contexto brasileiro. Isso corresponde a 350 ml de cerveja (5% de álcool), 150ml de vinho (12% de álcool) ou 45ml de destilado (como vodca, cachaça e tequila, com aproximadamente 40% de álcool).
Lembre-se que o fígado é um órgão silencioso, ele apenas provoca sintomas quando mais de 80% de suas células estão comprometidas.
Ao mesmo tempo, ele também é muito resistente e pode se regenerar, mas essa capacidade não é infinita.
Inclua no seu checkup a avaliação da saúde do fígado!
Comments